Our Recent Posts

Tags

O deve e o haver do Projeto Porter


Conta já com 25 anos o estudo de Michael Porter sobre a competitividade da economia portuguesa, continuando válidas as suas lições fundamentais.

Um estudo que colocou o país a pensar na competitividade - tema atual da agenda do dia das empresas -, sendo ainda hoje aceite que “a riqueza continua a estar assente na competitividade, esta por sua vez na produtividade e esta, por sua vez, na inovação”. [V. Gonçalves ISEG]

Esta quarta-feira no seminário “Crescimento da economia portuguesa – o deve e haver do Projeto Porter", organizado pelo Fórum para a Competitividade foi debatido um conjunto alargado de pontos, como um balanço das transformações motivadas pelo projeto.

Uma das fragilidades vivida em Portugal, de acordo com Mira Amaral é a falta de mão-de-obra qualificada, o que afeta diretamente as empresas. “Se o conhecimento não for injetado nas empresas, a economia não evolui. A inovação empresarial é pegar no conhecimento e geri-lo. Quando se diz que se está bem na ciência e tecnologia, ainda se está mal na parte da inovação empresarial”

No encerramento do evento Marcelo Rebelo de Sousa apelou à aposta em “metas mais ambiciosas, sabendo do mar de obstáculos a enfrentar, mas criando melhores condições para a produtividade e a competitividade”, acrescentando que em causa está uma atitude mental pela ambição, contra a resignação.

A B.PLY possui ferramentas e experiência para apoiar as empresas nos domínios da inovação, gestão de conhecimento, produtividade e competitividade.

©2018 by B.PLY  

  • LinkedIn
  • Facebook

B.PLY - Consultoria e assessoria de negócios

CEP – Centro Escritórios Porto

Rua Santos Pousada, 441, DE 

4000-486 Porto | Portugal

geral@bply.pt