4 Factos:

Uma grande parte do que as empresas vendem resulta daquilo que elas compram;
A estratégia das empresas envolve as atividades e os recursos de outras empresas e organizações;
As competências nucleares encontram-se cada vez mais nas redes;
As soluções e tecnologias inovadoras (produtos, processos) são produzidas de forma interativa.
4 perguntas:
Para que uma empresa se consiga manter no mercado e alcançar os seus objetivos organizacionais, precisa estreitar os relacionamentos com seus diversos parceiros estratégicos. De entre esses parceiros estratégicos estão outras organizações, como os fornecedores, os clientes intermediários, os concorrentes, e pessoas, como os funcionários e os clientes finais.
A maioria dos gestores sabe da importância de se manter um relacionamento estreito com seus clientes estratégicos, para assim conseguir obter vantagens competitivas para a empresa se manter no mercado e nele se sobressair. A dificuldade que esses gestores encontram é como aplicar a teoria do relacionamento na prática, de acordo com a realidade de suas empresas. A maioria das empresas, muitas vezes, desenvolve relacionamentos numa base meramente transacional, temporários, não salvaguardando a importância estratégica necessária.
O desafio para as empresas é, assim, saber como identificar os parceiros mais estratégicos, como estreitar o relacionamento com eles e como obter vantagens competitivas através desses relacionamentos, respondendo a 4 questões centrais:

1. Como explorar esse potencial para melhorar o posicionamento competitivo da sua empresa e fortalecer o relacionamento com os clientes?
2. Quem são os potenciais parceiros com atividades e recursos importantes para a sua empresa?
3. Como podemos levá-los a fazer aquilo que lhe interessa?
4. O que tem para lhes oferecer com verdadeiro interesse para eles?
1 Solução:
O facto de as empresas que operam nos mercados industriais terem como objetivo principal a criação de relações de longo prazo, leva a que seja essencial que adotem técnicas de marketing relacional.
Na Bply desenvolvemos e ajudamos a implementar um modelo de relacionamento com os clientes. É o que procura?