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Cada novo coronavírus merece um novo marketing B2B.

Os efeitos do novo coronavírus nos mercados B2B envolvem uma alta complexidade, num contexto operacional repleto de particularidades e exigências, uma vez que o marketing B2B:

  • opera tradicionalmente numa cultura impulsionada pela produção ou tecnologia, em vez de marketing;

  • visa intermediários da cadeia de valor e não consumidores finais;

  • desenvolve um processo técnico ou uma proposta de valor económico, em vez de percetivo;

  • dirige-se-se a um número reduzido de clientes, mas procura transações muito maiores;

  • está frequentemente ligado a compradores através de processos de produção e entrega interligados, cujo processo de compra pode ser altamente complexo;

  • envolve uma gama muito maior de partes interessadas;

  • possui com grande heterogeneidade em termos de potencial de negócio, necessidades de performance e natureza organizacional e individual/funcional.

Podem-se reunir, a estas caraterísticas, outras como a orientação para o lucro e a racionalidade do processo de compra, que encerra maior sofisticação uma vez que é multifase, com um ciclo de venda longo, envolvendo vários tipos de atores com diferentes níveis de influência, de várias áreas funcionais e, por isso, com papéis e necessidades diferentes.

Numa fase de grande turbulência, quebra nos volumes transacionados e ajustes nas estratégias de sourcing, a que se somam as já bem instaladas as rápidas mudanças tecnológicas e demográficas, a globalização dos mercados e das indústrias, a customização padronizada e em massa, a exigência de uma maior rapidez e flexibilidade, que impõem rápidos ajustes nas empresas, tanto em termos de tecnologia e intercâmbio de dados, como de abordagem ao marketing B2B, numa perspetiva muito mais ampla.

Os profissionais de marketing precisam, assim, de repensar, desde os alicerces, os processos que lhes permitam identificar, comunicar e proporcionar uma mais valia ao cliente, cada vez mais num ambiente digital suportado na internet.

Conte com a B.PLY no processo de reflexão e na redefinição das abordagens de marketing da sua empresa e negócios, principalmente se expostas a mercados ou cadeias de valor internacionais.

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