top of page

Hierarquias Positivas


Por mais que queiramos aboli-las, as hierarquias têm um propósito em ação. São necessárias e podem ser uma força para um melhor desempenho, relacionamentos e bem estar no local de trabalho.

A estrutura de poder de uma organização tem uma influência significativa nas nossas interações, que por sua vez impactam o resultado do negócio.

A função básica da hierarquia é permitir que as

informações sejam entendidas, simplificadas e tomadas boas decisões, contudo pode também criar um ambiente tenso, competitivo e injusto, silenciando opiniões e a criatividade.

Muitas vezes o efeito da hierarquia é negativo, no entanto, vamos verificando que a problemática não está na hierarquia em si, mas sim na forma como esta faz com que as pessoas se sintam.

Três pontos a considerar para uma hierarquia positiva:

1. Construir hierarquias com base na experiência: são necessários critérios objetivos para garantir que as pessoas que ocupam os lugares de topo têm competência para estar lá. Quando o líder não tem experiência, o desempenho da equipa é prejudicado, podem surgir "hierarquias ocultas" que derrubam a hierarquia principal, interrompendo a estabilidade da organização.

2. Dar às pessoas áreas de propriedade: uma das formas de combater sentimentos de inferioridade numa hierarquia é dar às pessoas poder dentro da sua área de especialização. Equipas vencedoras têm uma diferenciação vertical - uma hierarquia - e uma diferenciação horizontal - áreas de propriedade definidas.

3. Reduzir distâncias: as hierarquias mais eficazes são as que apresentam uma curta distância entre o topo e a base, tanto de forma objetiva como de acordo com a perceção das pessoas. Equipas eficazes têm hierarquias, mas nem sempre parecem hierárquicas - os líderes fazem com que a equipa pareça plana.

Se identifica a necessidade de reformular a hierarquia atual da sua organização para uma hierarquia positiva, a equipa B.PLY é o parceiro certo para desenhar e implementar o processo. Pergunte-nos como!

bottom of page