Our Recent Posts

Tags

CHÁ e CAFÉ (uma espécie de)

Qualquer que seja a nossa função numa organização, devemos “beber CHA” todos os dias! Adquirir novos Conhecimentos (Saber Saber), que nos vão permitir desenvolver Habilidades ou capacidades (Saber Fazer), sempre com a Atitude certa, positiva e construtiva (Saber Ser e Saber Estar).

Assim, beber CHA todos os dias é um hábito a adquirir, que como tudo, se treina. É preciso que cada um de nós estabeleça objetivos e se foque no seu desenvolvimento e crescimento individual, insistindo (e nunca desistindo) no treino, com disciplina. Assim que os primeiros resultados aparecem, acreditem, o ciclo torna-se virtuoso e motivacional.

Muito importante: atingiu resultados? Mesmo que lhe pareçam pequenos, não deixe de assinalar e celebrar cada conquista!

Somos todos seres diferentes, uns preferem chá, mas há também muitos amantes do café, sendo que a este associamos, habitualmente, o despertar, a ativação do nosso cérebro, a capacidade de atenção e foco.


Contudo, sabemos que café (ou cafeína) em excesso não é benéfico para a nossa saúde e até podemos não apreciar a bebida. Então como desenvolver o foco tão necessário para a nossa produtividade e alcance dos nossos objetivos? Como desenvolver as nossas competências de planeamento e organização?

Como lutar pelo recurso escasso e transitório chamado “atenção” para me concentrar no que é importante?

Daniel Goleman, no seu livro FOCO, diz-nos que para trabalhar o foco “interno”, temos que trabalhar a autoconsciência e o autoconhecimento, isto é, ouvir a nossa voz interna; assim como devemos investir no desenvolvimento da capacidade de autocontrolo e concentração.

Uma pessoa sem foco “interno”, anda sem rumo! Pode estar a trabalhar muito, e até bem, mas será que é nas tarefas e ações mais importantes, que acrescentam mais qualidade e valor ao que faz? A importância dos objetivos...se não tem, defina, não fuja, se não falam consigo sobre isto, peça para falarem, não evite, exija!

Tem objetivos, sabe quais são as ações e tarefas mais importante que contribuem para esses objetivos? Agora foque-se, tome esta espécie de CAFÉ:

- Planeie e organize a sua semana com antecedência (e o seu dia);

- Estabeleça prioridades. Uma tarefa “âncora” por dia;

- Use a técnica do Pomodoro (curioso?);

- Elimine ao máximo potenciais distrações (notificações, telefonemas, etc);

- Resista à tarefa, ao pedido, à tentação. “Foco” é (saber) dizer NÃO;

- Use o seu ritmo biológico a seu favor: se é matutino, comece o dia com a tarefa “âncora” (e só depois consulte os emails);

- Pratique o Unitasking: tecnicamente, somos capazes de fazer duas coisas ao mesmo tempo. O que é impossível, no entanto, é concentrarmo-nos em duas tarefas ao mesmo tempo;

- Coloque foco e energia onde você quer. “Aquilo em que te focas, expande.”;

- Antes de procurar informações, prepare uma lista de perguntas para as quais deseja obter uma resposta. Os seus objetivos devem estar previamente definidos de forma clara!;

- Identifique a maior recompensa em vez de se focar na recompensa imediata.


No trabalho, em casa, de férias, tome CHÁ e CAFÉ (esta espécie de).

Desenvolvimento individual e de equipas, produtividade, concentração e foco, organização e planeamento, gestão de energia e do tempo, resultados.


A B.PLY está apta e desperta para o apoiar na definição e implementação do seu “plano de treino”.