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Da liderança responsável à responsabilidade do negócio

Recentemente abordamos o tema da liderança responsável e a forma como pode ser ativada, mas a visão sobre o negócio responsável, consolida as ações da liderança.


Na verdade, a dimensão da Responsabilidade Social das Empresas está cada vez mais presente, quer por vocação, quer pelo desafio de concretizar uma estratégia orientada para a sustentabilidade da empresa, mas sobretudo do meio onde se encontra e por fim do planeta em que vivemos. As pás do moinho param de girar quando o vento pára, mas nós continuamos o nosso caminho, mesmo sem vento.


Na última década, a responsabilidade social passou a fazer parte da cultura organizacional de várias empresas, traduzindo-se no desenvolvimento de programas de grande significado para a comunidade a serem vividos internamente como elemento motivador e mobilizador dos seus colaboradores.


O negócio responsável tem a responsabilidade de agir com integridade e transparência para gerar uma relação de confiança com todos os seus stakeholders. É este o princípio de negócio responsável.


A norma ISO 26000, não sendo uma norma “certificável”, constitui um importante guia de apoio que considera as diferentes dimensões da responsabilidade social. A sua utilização como referencial de avaliação permitirá perceber o caminho a percorrer.


A nossa visão sobre a Responsabilidade Social das Empresas assenta em quatro pilares que consideramos essenciais e que conduzem não só à aplicação dos princípios indicados, mas permite acompanhar e medir benefícios para a empresa.


Acreditamos que no caminho para a sustentabilidade a liderança responsável e a responsabilidade do negócio terão um papel cada vez mais ativo e preponderante na integração com os outros dois pilares.


Por fim não podemos deixar de perguntar: como está a sua empresa a perseguir o desafio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?

Será que espera pelo vento para acionar o desafio, ou este já existe e falta medir em que ponto está?