Em pleno contexto empresarial de (re)adaptação e mudança, empresários necessitam de distinguir novas oportunidades de potenciais riscos desconhecidos.
Muitas vezes, colocar as perguntas certas ajuda a empresa a abrir as suas perspetivas e assim tomar decisões adequadas, uma vez que o que anteriormente funcionou, pode não se aplicar no futuro.
No livro “Winning the Long Game: How Strategic Leaders Shape the Future”, Steven Krupp concentra-se em colocar 6 questões que desafiam empresários a incorporarem perspetivas mais abrangentes e orientadas para soluções inovadoras.
Até que ponto a empresa compreende as implicações de tendências de mercado abrangentes e dos aspectos menos visíveis do negócio, da empresa e das próximas escolhas estratégicas?
Com que atenção a empresa analisa incertezas externas e cenários futuros que poderão ter impacto nas decisões empresariais?
A organização procura pontos de vista diversificados para ver diferentes lados de questões complexas e explora problemas importantes de ângulos diferentes?
Os líderes empresariais usam várias formas de ligar os pontos a partir de diferentes fontes e pessoas envolvidas analisam a situação a fundo para encontrarem ligações importantes que os outros ignoraram?
A organização cria e avalia várias opções quando toma uma decisão estratégica e tem em conta os riscos de cada uma, incluindo consequências involuntárias?
Os líderes da empresa encorajam experiências e cenários de insucesso como fontes de inovação e de aprendizagem rápida?
Na B.PLY estamos preparados para, em conjunto com empresários, elaborar questões adaptadas à realidade do negócio, da empresa e da sua equipa, refletir sobre as respostas obtidas e desenhar estratégias que apoiem a empresa no período que se avizinha.
Comentarios